Sumaré deve entrar 2026 com mais de dez pré-candidatos a deputado federal e estadual. Mas as urnas devem ter bem menos nomes da cidade na disputa. O NM analisa agora quais forças devem agir na cidade em busca de vitória ou (talvez mais importante) a derrota dos adversários.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
O grupo do prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) ainda não definiu quem serão os nomes para federal e estadual. Seu irmão vereador Rai do Paraíso teve seu nome cogitado para federal, mas parece ter esfriado. Outro que teve o nome ventilado foi o também vereador Wellington da Farmácia (MDB), pai do vice-prefeito André. Mas o risco de encarar problemas com a Justiça comum também tiraram parte da força do vereador.

A última ‘novidade’ foi o secretário de governo João Cleto, que estaria mais ligado a candidatura de Americana do que de Sumaré propriamente.
Com Cleto, Sumaré teria hoje 13 pré-candidatos a deputado estadual ou federal, mas a tendência é que metade deles sobrevivam até o período eleitoral. Seja por questões partidárias ou pela divisão dos grupos políticos da cidade.
Dalben Sumaré em risco
Único deputado de toda a região, Dirceu Dalben (estadual- Cidadania) é quem mais tem a perder ano que vem. Seu grupo cogitou lançar o ex-prefeito e filho dele Luiz (PSD) a federal ano que vem. Seria mais um teste de popularidade na cidade para um ‘retorno’ em 2028 e uma entrega ao PSD de Kassab do que a disputa ampla mesmo.
WILLIAN, VEREADORES (Exs e outros)
Segundo colocado na eleição do ano passado, Willian Souza (PT) deve vir candidato a deputado estadual com boas chances. E também terá o teste das urnas localmente para ver sua aceitação pelo eleitor de Sumaré. Outro nome que tem certa força e vai tentar a sorte é o vereador Allan Leal. Ligado ao deputado federal Bruno Lima tem foco na causa animal e a esposa como vereadora em Nova Odessa.
Estão na foto também os ex-vereadores, ex-secretários municipais e prováveis candidatos Silvio Coltro, Toninho Mineiro, Décio Marmirolli, Rafael Virginelli, Guilherme DallOrto e o presidente da Câmara Hélio Silva (Cidadania).
Leia + sobre partidos política regional