O Grupo EP, realiza, como parte de sua maior cobertura eleitoral, um debate entre os candidatos à Prefeitura de Sumaré, no dia 26 de setembro, às 14h30.

O embate será transmitido ao vivo pelo portal g1 Campinas, CBN Campinas (rádio FM e canal de  youtube) e site e canal de youtube do portal acidade on Campinas. Todos os seis candidatos anunciados após as convenções confirmaram presença. São eles: Ana Cléia (Rede), Eder Dalben (Cidadania), Guilherme Dallorto (Pode), Henrique do Paraíso (Republicanos), Toninho Mineiro (Mobiliza) e Willian Souza (PT).

Os debates ficarão disponíveis na íntegra nos portais g1, acidade on e canal do youtube da rádio CBN para aqueles que não conseguirem acompanhar ao vivo.

Sumaré vai ter debate no Grupo Globo dia 26 de setembro

Lana Torres, gerente de Jornalismo do portal g1, destaca o impacto e a importância dessa cobertura eleitoral, que engloba os veículos de comunicação do Grupo EP – Créditos: Divulgação

Com apuração em tempo real e lives semanais e no dia da eleição, os veículos do Grupo EP transmitirão, ainda, 28 debates, das sete cidades com o maior número de eleitores em cada região de abrangência: Campinas (SP), São Carlos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Varginha (MG). Neste ano, a cobertura das eleições do Grupo EP conta com o trabalho de uma extensa equipe de cerca de 400 jornalistas dos veículos da empresa. Lana Torres, gerente de Jornalismo do portal g1, comenta a ampliação da cobertura. “A realização dos debates para outras cidades por meio dos veículos do Grupo EP significa, para nós, ampliar o acesso a um subsídio importante e muitas vezes determinante para os eleitores na tomada de decisão sobre quem merece assumir a gestão municipal”.

Leia + sobre política regional

Eliel Almeida, gerente de Jornalismo da CBN Campinas, também ressalta que transmitir o debate em todas as mídias de jornalismo do Grupo EP, democratiza o acesso à informação, pois, dessa forma, consegue alcançar o público onde quer que ele esteja. “O debate é uma ferramenta útil e que aproxima os candidatos da população. Conhecer as ideias, ver quais são os planos para cada área dos municípios e, principalmente, a visão dos candidatos, coloca o eleitor em uma posição confortável para analisar, pensar e fazer a escolha que achar mais segura para os rumos do seus municípios”.

Luciana Félix, supervisora de Conteúdo Digital do Grupo EP e do portal acidade on, acredita que os debates oferecem transparência e informação para a população. “É a oportunidade para que os candidatos possam apresentar suas propostas e responder a perguntas diretamente, permitindo que os eleitores conheçam suas posições e planos de forma clara e direta. Além disso, possibilita que os eleitores comparem as ideias e habilidades dos candidatos, ajudando-os a fazer escolhas mais informadas com base em argumentos e estratégias reais”.

O evento é parte daquela que será a maior cobertura eleitoral da história do grupo e contará, ainda, com entrevistas, programas ao vivo, interatividade e verificação de fatos. O g1 Campinas e a CBN Campinas transmitem, às 10h05, a partir de 09 de setembro, entrevistas com candidatos de Campinas. Na EPTV e no acidade on, as entrevistas de candidatos de Piracicaba têm início no dia 09 de setembro, às 11h45, e de Campinas a partir de 23 de setembro no mesmo horário.

 

Dinâmica do debate

A dinâmica do debate de Sumaré foi definida em reunião com representantes das candidaturas na sede da emissora, em Campinas (SP). Com a concordância de todas as candidaturas, o debate será dividido em cinco blocos:

  1. Bloco livre: candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido;
  2. Bloco com jornalistas: jornalistas do Grupo EP formulam perguntas e os candidatos respondem e comentam;
  3. Bloco tema único: candidato pergunta para candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no g1;
  4. Bloco livre: candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido;
  5. Bloco tema único e considerações finais: candidato pergunta para candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no g1. Ao final, terão um tempo para considerações finais.

Nos blocos livre e temático a divisão do tempo ficou da seguinte forma:

  • Pergunta: 30 segundos
  • Resposta: 1 minuto e 30 segundos
  • Réplica: 30 segundos
  • Tréplica: 30 segundos

Por sua vez, no bloco com jornalistas, um candidato é questionado e um segundo, a ser sorteado, comenta, com a seguinte divisão de tempo:

  • Pergunta do jornalista: 30 segundos
  • Resposta: 1 minuto e 30 segundos
  • Comentário de outro candidato : 30 segundos
  • Réplica do candidato que respondeu: 30 segundos

Antes de encerrar o quinto bloco, os candidatos ainda terão 1 minuto, cada, para considerações finais.

 

Serviço – Debate Sumaré

Data: 18 de setembro

Hora: 14h30

Transmissão: portal g1 Campinas, CBN Campinas (rádio e youtube) e site e canal de youtube do portal acidade on Campinas

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP