Apesar da falta de vagas no país, para uma categoria as coisas têm sido diferentes: o profissional de tecnologia da informação. A Associação Brasileira de Internet (Abranet) apresentou resultados de 2016, em que destacou que, apesar da crise, o número de empresas no setor subiu de 99 mil em 2015 para 103.639, em 2016. A maior parte delas é optante do Simples Nacional, ou seja, são micro e pequenas empresas. A pesquisa da Abranet aponta ainda que os empregos no setor estão em crescimento e a projeção é que, em 2022, três milhões de pessoas estejam trabalhando em TI. Em 2015, eram 1,5 milhão. **
           
            Danilo Dionísia, docente do Senac Americana, defende que o mercado na área de TI está aquecido pois a tecnologia está em constante evolução. “Sempre há vagas abertas, mas as empresas exigem cada vez mais conhecimento dos profissionais. O profissional que já atua na área precisa estar em constante contato com cursos de profissionalização e atualização para poder acompanhar as mudanças. Como a área de tecnologia é muito ampla, há várias possibilidades, como suporte, infraestrutura e desenvolvimento web, desktop e redes”,  avalia. .  Segundo ele, “o Senac acompanha as novidades do mercado e utiliza metodologias práticas em salas de aula com ótima estrutura e suporte”.
             Orlando Ricardo Zambello, outro docente da unidade, acrescenta que o mercado está em ascensão principalmente na área de desenvolvimento (Desktop, Web, Mobile). “Existem muitas vagas disponíveis, e a área de TI é uma das que mais cresce no país, com um déficit muito grande de profissionais. Por outro lado, há muitas vagas para as quais é difícil encontrar pessoas qualificadas”, explica.             Para atender essa demanda, o Senac Americana está com as inscrições abertas para novos cursos na área de tecnologia da informação, entre eles: Gerenciamento de Projetos com MS Project 2016; Excel 2016 ??? criando planilhas interativas e dashboard; Documentação de Redes de Computadores; Administração do Ubuntu Server; Programação com Arduino; Programador de Dispositivos Móveis; Games 2D ??? criando seu primeiro jogo; e DBA Oracle 11 G ??? módulo 2. Os novos cursos voltados para a computação gráfica e internet são Maya ??? skinning e rigging de personagem; Desenvolvedor Web ??? front end; After Effects CC ??? motion graphics; e Sketchup Pro e V-Ray ??? maquete eletrônica.             O Senac Americana oferece um extenso portfólio na área de tecnologia da informação. Mais informações sobre cursos, eventos e pré-requisitos podem ser obtidas no Portal Senac: www.sp.senac.br/americana ou pelo telefone (19) 3621-1350.  30% de desconto            O Senac São Paulo oferece 30% de desconto em todos os seus cursos livres, de idiomas e técnicos presenciais que iniciam as aulas em janeiro de 2017 – para cursos oferecidos nos períodos da manhã e da tarde, no litoral e no interior, o desconto pode chegar a 40%. São diversas opções de cursos nas áreas de arquitetura e urbanismo; beleza e estética; certificações em tecnologia; comunicação e artes; design; educação; eventos e lazer; gastronomia; gestão e negócios; gestão executiva; hotelaria e turismo; idiomas; limpeza, conservação e zeladoria; moda; saúde e bem-estar; e tecnologia da informação.             A instituição oferece infraestrutura moderna, com laboratórios que simulam situações reais de trabalho em suas 60 unidades distribuídas em todo o Estado. Conheça a programação completa de cursos oferecidos na instituição de excelência e tradição de 70 anos em educação profissional, por meio do Portal Senac ??? www.sp.senac.br.