As vereadoras Esther Moraes (Santa Bárbara) e Juliana Soares (Americana) comentaram as recentes ações mais violentas da Polícia Militar de São Paulo. O NM pediu comentários às duas, mais ligadas a movimentos de Direitos Humanos e aos vereadores Tiago Brochi (Americana) e Felipe Corá (Santa Bárbara), mais ligados a militares, mas estes ainda não responderam.
Fala da vereadora Juliana (PT)
Houve aumento da letalidade policial no estado de SP, e isso não é opinião, é fato. Não são casos isolados como o governador de SP tem dito, indica na verdade que falta maior controle sobre ação da polícia, pra que ela atue de forma eficiente, sem abuso do uso da força e a partir de protocolos de segurança baseados em evidências científicas e dentro da legalidade.
Além de afastar e responsabilizar os agentes envolvidos nesses episódios cruéis da PM, é preciso trocar o comando da secretaria de segurança pública, e claro, investir em melhorar a condição de trabalho/salário da polícia, em formação e tornar obrigatório uso/acionamento da câmera nos uniformes durante as abordagens.
Leia + sobre política regional
Fala da vereadora Esther (PV)
As mortes provocadas por polícias no estado de São Paulo aumentaram 66% esse ano. A boa polícia não é a que mais mata, mas a que garante segurança, essa deve ser a lógica, não se inverter.
É urgente que as instituições se posicionem, que esses policiais sejam punidos, a Polícia Militar precisa de mudanças e precisa entender que somente dentro da lei se faz segurança.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP