As vereadoras Esther Moraes (PL) e Kátia Ferrari (PV) estiveram reunidas, nesta quinta-feira (31), com o secretário municipal de Administração, Cesar Henrique Bruhn Pierre, a quem pediram informações sobre o novo Centro de Referência em Saúde da Mulher, anunciado pela Prefeitura em dezembro do ano passado. Segundo ele, a sessão de licitação dessa nova unidade está agendada para o dia 25 deste mês, com previsão do início das obras em, no máximo, 90 dias a partir desta data.
Orçado inicialmente em R$ 3,6 milhões, valor já aprovado pelo Legislativo, esse prédio será construído ao lado do Centro de Exames e Diagnósticos, na área central da cidade, em local próximo ao Terminal Urbano. O novo Centro de Referência, que hoje funciona em edifício locado, terá quatro consultórios ginecológicos, consultório odontológico, além de espaço adequado ao atendimento de adolescentes e de gestantes. A partir do início das obras, a vencedora da licitação tem 16 meses para concluir os trabalhos.
“Já iniciamos diálogo na Prefeitura, para que ali também seja realizado um trabalho com as doulas (profissionais que acompanham a gestante durante toda gravidez, parto e pós-parto), com o intuito de garantirmos um parto humanizado às barbarenses atendidas pela rede pública”, explicou a vereadora Esther. Ela também ressalta que o local onde o Centro de Saúde da Mulher funciona hoje, além da desvantagem de ser alugado, o que implica em custos mensais ao Poder Executivo, apresenta uma estrutura defasada, que não comporta o tipo de atendimento que as mulheres “precisam e merecem”.
“Encaro esse projeto do Centro de Referência da Mulher pela ótica do investimento e da prevenção. Nesse local iremos realizar exames preventivos, acolhimento especializado, da maneira como o SUS deve ser”, concluiu a parlamentar, reiterando que continuará acompanhando esse processo de perto.