Mais uma vez o balanço da Virada Cultural Paulista em Santa Bárbara d’Oeste foi amplamente positivo. Durante 24 horas, milhares de pessoas puderam, neste último final de semana, se divertir com muita tranquilidade, já que uma ampla infraestrutura foi montada para oferecer conforto e segurança nos cinco pontos onde o evento foi realizado. Segundo a organização da edição 2016, durante o período nenhuma ocorrência foi registrada. Nos próximos dias, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, divulgará o público total do evento em Santa Bárbara.
A maratona de atrações da Virada 2016 seguiu em cinco pontos da cidade: Centro Social Urbano, Teatro Municipal Manoel Lyra, Estação Cultural, Museu da Imigração e Biblioteca Pública Municipal “Maria Aparecida de Almeida Nogueira” (Centro). Entre os principais nomes, passaram por Santa Bárbara, Marcelo Jeneci & Tulipa Ruiz, Nação Zumbi, Tiê, Vanguart e Zezé Motta.
“?? um orgulho Santa Bárbara estar entre as 23 cidades do Estado contempladas com a Virada Cultural Paulista. As atrações de alta qualidade trouxeram grande público da cidade e da região, provando que houve um envolvimento de todos os setores da Administração Municipal em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, que resultou no sucesso do evento. Não tivemos nenhuma ocorrência, só elogios e muita alegria em todas as manifestações culturais. Foi uma excelente oportunidade do público conferir, de graça, artistas de renome no cenário nacional e de valorizar os artistas locais. Foi uma festa da cultura!”, comentou o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Eide Froner.
Por sua vez, o produtor artístico da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), parceira do Estado, Antonio Franco, enfatizou que a Prefeitura foi colaboradora desde um mês antes da Virada no afinco da divulgação nos veículos de comunicação da cidade e região para conscientizar a população sobre a Virada de Santa Bárbara d’Oeste. “Fica constatado aqui que a Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Barbara e os demais órgãos da Prefeitura envolvidos estão de parabéns pelo brilhante empenho durante as 24h ininterruptas de Virada Cultural Paulista”, disse.
A Virada Cultural Paulista é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, com o SESC-SP, e com apoio do MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), Pensarte, Museu do Café e Cavalera.