Pouco mais de um ano depois da implementação da 5G em Nova Andradina já é possível notar os resultados de uma melhor rede de dados para conectividade na região. Por iniciativa do Ministério das Comunicações e a Anatel, os mais de 50 mil habitantes já fazem uso ostensivo da internet de última geração.

 

A maior velocidade de conexão já tem seus impactos visíveis no acesso às redes sociais, aplicativos de comunicação, e até mesmo em processos criativos das empresas. Bons exemplos são a montagem de fotos para materiais publicitários, reuniões virtuais, entre outras alternativas.

 

A rede de fibra óptica teve autorização para ser implementada no município de Mato Grosso do Sul já em 2017. Inicialmente, os bairros Portal do Parque e Jardim Universitário foram os selecionados para a implementação da nova tecnologia.

 

Aos poucos, outros bairros tiveram acesso a fibra óptica e, hoje, todos os habitantes de Nova Andradina têm acesso ao 5G. Além disso, novos investimentos estão permitindo o acesso gratuito em diversos pontos da cidade.

Programa traz sinal Wi-Fi gratuito em Nova Andradina

A Secretaria Municipal de Finanças e Gestão, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, é a idealizadora e responsável pelo programa “Internet para Todos”. O projeto tem como objetivo ampliar o acesso a rede de transmissão de dados.

 

Para alcançar esse objetivo, o governo municipal optou por disponibilizar diversos pontos em que é possível acessar a Wi-Fi gratuitamente ao longo da cidade. Tudo isso visa democratizar o acesso à informação e aumentar a inclusão digital do município.

 

Além dessas vantagens, o governo municipal de Nova Andradina aposta em uma rede de conexão mais segura. Afinal, por ser o responsável pelo controle do projeto, é possível garantir que os locais sejam devidamente protegidos e os dados dos usuários contem com tecnologia avançada para evitar ataques de terceiros.

5G em Nova Andradina abre portas para crescimento de infraestrutura digital

Source: https://unsplash.com/photos/black-corded-electronic-device-tN344soypQM

 

Pontos de acesso já podem ser encontrados na Academia de Saúde, Centro de Convivência do Idoso (Conviver), escolas municipais, junta militar e muito mais. A acessibilidade é democraticamente garantida por meio de um acesso mediante cadastro no Setor de Protocolo Central no Paço Municipal.

 

Com o cadastro devidamente realizado, basta o usuário ter um dispositivo que possa ser conectado à internet e seguir os passos em tela para que a conexão seja estabelecida. Isso só foi possível graças aos avanços tecnológicos observados em Nova Andradina ao longo dos últimos anos.

Mapa de cobertura indica zonas centrais como as mais beneficiadas

O mapa de cobertura de conectividade em Nova Andradina mostra que a região da Praça Brasil, assim como a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade são alguns dos locais onde o 5G apresenta maior cobertura.

 

Já a Rua Antônio Duarte e outras ruas mais afastadas da Praça Brasil têm acesso via 4G devido a cobertura do sinal não alcançar uma distância tão grande. Na opinião de especialistas, essa é uma característica clássica do 5G.

 

Apesar de ter uma conectividade muito mais rápida, quando comparado ao 2,4G, o 5G tende a alcançar um espaço menor de distância de cobertura. Entretanto, novos desenvolvimentos vêm sendo estudados para superar essa barreira.

 

No caso de Nova Andradina, todo o município conta com cobertura 5G ou 4G. Já nas rodovias 473, 134, 276 e 376 ainda há pontos em que o sinal existente é o 3G, ou então não existe a possibilidade de conexão com base na fibra óptica ou cabo coaxial.

 

As áreas mais afastadas tendem a obter melhora na cobertura quando a tecnologia tiver um alcance aprimorado. Por outro lado, a maior conectividade já está presente na vida da maioria dos moradores.

Melhorias precisam ser implementadas em toda a rede do estado

O fato das rodovias que levam a cidade de Nova Andradina não terem uma velocidade alta de conexão à internet é evidência de que o estado sul-grossense carece de investimentos nesse setor.

 

Um estudo publicado pelo portal MelhorPlano.net evidenciou que o Mato Grosso do Sul tinha uma das piores internet banda larga do Brasil. Com a implementação do 5G, a expectativa do governo estadual é mudar esse cenário.

 

As autoridades buscam parcerias para implementação de infraestrutura que possibilite ainda mais avanços na área de conexão de dados. Afinal, hoje em dia, o município que não está conectado pode ficar para trás em avanços sócio-econômicos.

 

Na medida em que novas tecnologias são implementadas em Nova Andradina, os cidadãos têm acesso a ainda mais possibilidades com uma velocidade de conexão que permite a utilização de recursos para fins de qualificação para o mercado de trabalho, aumento da competitividade das empresas e muito mais.

 

Leia + sobre Tecnologia, ciência e celulares