A vereadora de Americana Professora Juliana (PT) foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral a pagar uma multa de R$5.320,50 por utilizar o email institucional da Câmara Municipal de Americana para divulgar um evento com a presença de Fernando Haddad. A ação ocorreu em 2022, durante a campanha eleitoral.

Segundo a decisão do Tribunal, a vereadora utilizou sua conta de e-mail oficial para disparar um convite para o evento intitulado “Caminhada com Fernando Haddad e Márcio França em Americana”. Tal prática foi considerada como conduta vedada ao agente público, uma vez que configurou o uso de um bem custeado pela Câmara Municipal de Americana/SP para a promoção de um evento de campanha eleitoral.

LEIA TAMBÉM: Karen Heins deixa Câmara e assessoria de Kátia Ferrari

A relatora do processo enfatizou que o procedimento adotado por Juliana viola o disposto no artigo 73, incisos I e II da Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, que estabelece normas e condutas a serem seguidas pelos candidatos e agentes públicos durante o período eleitoral.

Em decorrência da infração, a vereadora Juliana foi condenada a pagar uma multa no valor de R$ 5.320,50, correspondente a 5 mil Unidades Fiscais de Referência (UFIRs), que é o valor mínimo estabelecido pela legislação para este tipo de conduta.

Cabe recurso ao TSE

candidata presidência do PT Juliana

Profª Juliana condenada por usar email da Câmara para divulgar evento de Haddad

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP