Nobel de Medicina
da DWBrasil- A pesquisadora húngara Katalin Kariko e seu colega americano Drew Weissman são os vencedores da edição 2023 do Prêmio Nobel por seu trabalho no desenvolvimento de vacinas mRNA contra a covid-19. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (02/10) pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo.
A tecnologia mRNA abriu o caminho para o desenvolvimento das vacinas produzidas pela BionNTech/Pfizer e pela Moderna, e é promissora para a criação de vacinas contra outras doenças.
Leia+ Sobre saúde aqui no NovoMomento
Por isso, Kariko e Weissman foram premiados, de acordo com o Comitê do Prêmio, “por suas descobertas sobre as mudanças nas nucleobases que permitiram o desenvolvimento de vacinas eficazes de mRNA contra a covid-19”.
Por meio de seus “resultados inovadores”, os dois pesquisadores “contribuíram para o ritmo sem precedentes do desenvolvimento de vacinas durante uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos”, argumentou o Comitê.
BREAKING NEWS
The 2023 #NobelPrize in Physiology or Medicine has been awarded to Katalin Karikó and Drew Weissman for their discoveries concerning nucleoside base modifications that enabled the development of effective mRNA vaccines against COVID-19. pic.twitter.com/Y62uJDlNMj— The @NbelPrizeOctober 2, 2023