Aplicativo queridinho dos brasileiros, o WhatsApp ou ‘zap zap’, como é carinhosamente conhecido, é utilizado por 197 milhões de usuários do país, segundo a Meta. Tal popularização ampliou a finalidade da plataforma para além da troca de mensagens pessoais. De acordo com um estudo da Yalo em parceria com a International Data Corporation (IDC), o app também é o principal canal de comunicação comercial do Brasil, sendo utilizado por 95% das pequenas e médias empresas.
Para Victor Paschoal, Diretor de Marketing Latam da Clevertap, plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de usuários, o WhatsApp Business é uma ferramenta indispensável para as PMEs que querem se aproximar do consumidor: “A versão comercial do aplicativo oferece uma gama de recursos que proporcionam eficiência na comunicação, possibilitando interações rápidas e personalizadas, além de oferecer ferramentas analíticas que permitem a otimização contínua das estratégias de engajamento e relacionamento com os clientes.’
Mas como ser assertivo na criação do perfil no WhatsApp Business? O especialista revela sete dicas de sucesso. Veja:
- Nome empresarial claro
O primeiro passo é inserir o nome da sua empresa. Pode parecer uma tarefa simples, mas é essencial que a identificação esteja clara e consistente, evitando abreviações para não causar confusão na comunicação. A dica é manter o mesmo título dos demais canais em que a marca esteja inserida.
- Foto de perfil profissional
Use um logotipo ou uma foto clara e profissional que represente sua marca. Evite fotos pessoais ou imagens de baixa qualidade. Aqui, é possível até fazer algumas brincadeiras em datas comemorativas, incluindo, por exemplo, um chapéu de Papai Noel no logo durante o Natal ou confetes no Carnaval.
- Descrição concisa
A maneira como você usa seu limite de 139 caracteres para descrever seus serviços faz toda a diferença. Por isso, escreva uma breve descrição da sua empresa, destacando produtos ou serviços principais. Use linguagem clara e direta, mantendo sempre a identidade da sua marca de acordo com os outros canais em que ela está inserida.
- Informações de contato completas
Informe os horários em que a empresa está disponível para atendimento. Se possível, também ative as respostas automáticas fora do horário comercial. Outro ponto importante é incluir informações do seu negócio, como endereço, site e outras formas de contato. Isso facilita para os clientes encontrar e se conectar com você.
- Evite linguagem informal excessiva
Embora o WhatsApp permita uma comunicação mais informal, é essencial manter um tom profissional em seu perfil e contato com os clientes. Evite gírias ou linguagem muito coloquial, a menos que seja apropriado para o seu público-alvo.
- Atualize Regularmente
Mantenha as informações do seu perfil atualizadas, incluindo horários de funcionamento e detalhes de contato. Isso porque os clientes utilizam essas informações para ter conhecimento sobre o seu negócio.
- Não se esqueça dos recursos do WhatsApp Business
Por último, não se esqueça de aproveitar os recursos da versão comercial, como mensagens automáticas, respostas rápidas e etiquetas para otimizar a comunicação. Configure mensagens de saudação e ausência de forma amigável e informativa. Além disso, use o catálogo do aplicativo para exibir seus produtos e serviços. As empresas também podem criar listas de transmissão para enviar mensagens para vários clientes ao mesmo tempo, facilitando campanhas de marketing direto e comunicação em massa.
Sobre a CleverTap
CleverTap é uma plataforma completa de envolvimento do cliente que ajuda as marcas a personalizar e otimizar todos os pontos de contato do consumidor para melhorar o envolvimento, a retenção e o valor de vida útil do usuário. A plataforma capacita as empresas a orquestrar experiências para indivíduos em seus ciclos de vida e projetar jornadas personalizadas que duram toda a vida. Ela oferece análises que abrangem todos os aspectos do ciclo de vida, permitindo que as empresas avaliem e otimizem cada experiência em tempo real. Sua capacidade única de IA é perspicaz, empática e prescritiva, facilitando decisões mais inteligentes e rápidas. A plataforma tudo-em-um unifica as experiências de todos os pontos de contato, abrindo caminho para uma nova era de envolvimento do cliente.
A CleverTap tem a confiança de 2.000 clientes e está sediada em Mountain View, Califórnia, com presença em São Francisco, Nova York, São Paulo, Bogotá, Londres, Amsterdã, Sofia , Dubai, Mumbai, Bangalore, Cingapura e Jacarta.
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