Os vereadores barbarenses aprovaram dois projetos de lei, além de 16 moções, durante a 34ª Reunião Ordinária do ano, promovida na tarde desta terça-feira (19 de setembro), no Plenário Dr. Tancredo Neves, na Câmara Municipal. As sessões camarárias são abertas ao público e também podem ser acompanhadas por transmissão, ao vivo, pelo site oficial da Casa de Leis, pela rádio Santa Bárbara FM (95.9) e pelas redes sociais (@camarasbo).
Inicialmente, foi aprovado, com 16 votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 207/2022, de iniciativa do Poder Executivo, que dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR), ETR Móvel e ETR de Pequeno Porte (novos modelos de antenas e de estruturas físicas para transmitir as novas frequências da tecnologia 5G). A votação foi seguida pela rejeição, com 13 votos contrários, de emenda modificativa de autoria da Comissão Permanente de Justiça e Redação do Legislativo.
O projeto estava tramitando há 9 meses na Câmara Municipal e estava parado na Comissão de Justiça e Redação, presidida pelo vereador Eliel Miranda (PSD). Na semana passada, um grupo de vereadores cogitou acionar o Ministério Público para que a Comissão “andasse” com o projeto. Após o movimento, Eliel – que é tido nos bastidores como o “mandante” das ações da presidência, hoje ocupada por Paulo Monaro (MDB), decidiu, então, colocar o projeto na pauta para votação. Santa Bárbara d’Oeste é a única cidade da Região do Polo Têxtil que não possui antenas dessa tecnologia.
Eliel “segurou” o projeto por querer que o secretário de Governo, Joel Cardoso, fosse até a Câmara “explicar” a proposta. Porém, o artigo usado por ele pra justificar o travamento da proposta em sua comissão fala em explicações de uma pessoa especializada no assunto, o que não é o caso do secretário de governo. Essa atitude motivou outros vereadores a cogitarem acionar o MP pelo enorme atraso para a discussão e votação da proposta.
LEIA TAMBÉM: Corá emplaca R$600 mil com Zambelli para saúde de Santa Bárbara
Na sequência, de autoria do vereador Eliel Miranda, foi aprovado, com 17 votos favoráveis, o Projeto de Lei nº 65/2023, que dispõe sobre o direito ao encaminhamento prioritário para confirmação diagnóstica de pessoas com suspeita de doença rara.
ADIADO – Prevista na Ordem do Dia, a votação do Projeto de Lei nº 249/2023, assinado pelo vereador Juca Bortolucci, foi adiada a pedido do autor. A propositura declara de utilidade pública municipal a AEASBO (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Bárbara d’Oeste).
Ainda na sessão, foram aproadas as moções 496 a 503, 506 a 508, 511, 513, 515, 519 e 520/2023.
TRIBUNA – A Tribuna Livre da Câmara foi utilizada, a pedido da vereadora Kátia Ferrari do SOS Animais, pelo presidente do Conselho Municipal do Idoso, sr. Antônio Carlos Rodrigues, e pela representante da Pastoral da Pessoa Idosa, sr.ª Marilene Souza, que explanaram sobre a Semana do Idoso, na última semana de setembro, a qual serão desenvolvidas atividades para celebrar o Dia Nacional e Internacional do Idoso, instituído em 1º de outubro. A data, além de homenagear as pessoas idosas, tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento e a importância e as necessidades desse público, bem como valorizar essa parcela da população.
A Tribuna também foi utilizada pela pastora Silvelene Gomes Duchini dos Santos, que alertou sobre a presença de carrapatos-estrela, principal transmissor da febre maculosa, no Parque Taene, local onde seu filho de 12 anos foi picado.
APLAUSOS – O vereador Tikinho TK homenageou, com a entrega da Moção nº 346/2023, a pedagoga Tamirys Piceli de Azevedo, especialmente pela atuação durante a pandemia de Covid-19; enquanto o vereador Celso Ávila aplaudiu, por meio da Moção nº 369/2023, o jovem atleta Igor Emanuel Cavechioli, por se destacar no Circuito Safra Nova (CSN) de Rodeio Campeonato Nacional, modalidade montaria em touros.

Após pressão, projeto para internet 5G em Santa Bárbara entra na pauta e é aprovado
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP