A mostra fotográfica “Missão Amazônia: o ser e o existir da população ribeirinha” será inaugurada na Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste na próxima terça-feira, dia 13, no hall de entrada do prédio. O projeto é fruto da expedição do jornalista barbarense Anderson Junque junto à população ribeirinha, no Rio Negro, na Selva Amazônica. No total, são 23 imagens que tratam da relação entre o tempo e o homem amazônico.
Junque afirmou que está muito feliz em compartilhar com o público o resultado do seu trabalho em terras amazônicas. “Ter-me relacionado com o homem amazônico foi uma experiência que ampliou demais a minha visão de mundo. Ele, como eu, também é um brasileiro, mas possui uma forma de ver, e de se relacionar com a vida, especialmente com o tempo, muito diferente. E isso me dá uma certeza: a riqueza está na diferença! Foi essa proposta que eu busquei traduzir na mostra”, adiantou.
O padre salesiano José Ivanildo Melo, que viabilizou o trabalho do jornalista barbarense, afirmou que ele, como um homem amazônico, valoriza muito essa troca de conhecimento. “Penso que as imagens que o Anderson capturou aqui vão ampliar a visão a respeito do homem amazônico para outros lugares – especialmente para o estado de São Paulo, onde a mostra vai circular com mais intensidade. E isso é valorizar o respeito e o outro. Isso é, em suma, garantir o diálogo, essencial a vida da coletividade”, avaliou.
O também padre salesiano, Marco Biaggi, que acompanhou os trabalhos do Anderson Junque, em Moçambique, afirmou que a comunidade terá a oportunidade de conhecer mais uma missão salesiana, agora no norte do Brasil. “Ele esteve conosco em Moçambique e retratou as missões salesianas em território africano. Dessa vez, vamos ter a oportunidade de conhecer outras perspectivas missionárias, em terras amazônicas. Seguramente, será mais um belo trabalho”, afirmou.
O empresário Renato Squaiella, da Mittium Arquitetura de Negócios, patrocinador da exposição, afirmou que conhece o trabalho de fotografia documental e educação desse jornalista, como também a audiência em relação ao público educacional.
A mostra “Missão Amazônia: o ser e o existir da população ribeirinha” ficará aberta ao público de 13 de junho até 13 de julho, com horário de visitação, de segunda a sexta-feira, das 8hs às 18horas.