As campanhas para prefeito e vereador ainda não se atentaram ou investiram em panfletagem virtual.
A panfletagem tradicional você já conhece. Esta é uma prática de publicidade milenar e ainda muito usada nos dias de hoje. Mas o que eu ainda é pouco utilizado nas eleições e vamos fala aqui é a panfletagem digi virtual. Uma espécie de “panfletagem” nas redes sociais.
Curioso? Então vamos lá! Vamos explicar tudo sobre o assunto;
Campanhas- O que é a panfletagem digital?
A panfletagem digital é a distribuição de ofertas de produtos ou serviços através de uma propaganda digital feita nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram. Ela nada mais é que uma campanha de anúncios patrocinados nas redes sociais.
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Sabe aquelas propagandas patrocinadas que aparecem no seu feed de notícias quando você está navegando nas redes sociais? E que na maioria das vezes tem tudo a ver com o que você está interessado naquele momento? A panfletagem digital é exatamente isso!
Mas o que difere a panfletagem digi da tradicional? É o que veremos agora!
Qual a diferença entre a panfletagem virtual e a tradicional?
Na panfletagem tradicional você imprime uma quantidade X de panfletos com ofertas e promoções e manda distribuir em pontos ou regiões onde acredita estar o seu público alvo, correto? Porém, após a divulgação você não consegue mensurar os resultados exatamente.
Já na panfletagem digi você cria um panfleto digital com ofertas e promoções e distribui nas redes sociais, seja ela Facebook ou Instagram. Porém, essas plataformas nos dão a opção de escolher um público alvo mais específico. Chamamos esse público de Persona.
A Persona é um tipo de cliente ideal, com características específicas e detalhadas. Como; gênero, interesses, dados demográficos e muitos outros detalhes. Desta forma escolhemos exatamente para quem devemos mostrar a nossa propaganda e como devemos abordar.
Mas além do público alvo mais específico, há uma outra grande diferença entre a panfletagem digi e a tradicional. Que são os relatórios de entrega. Esses relatórios mostram exatamente quem viu sua propaganda, em quais regiões elas foram veiculadas e quais foram as ações das pessoas ao verem seu panfleto digital. Vamos explicar isso melhor agora;
Como funciona a panfletagem virtual?
A panfletagem digital funciona basicamente em 4 passos;
1 – Definição de objetivos
Aqui neste primeiro passo definimos qual o seu objetivo com a Panfletagem virtual; se é alcançar um maior número de pessoas para ficar conhecido em uma determinada região por exemplo, se o seu objetivo é gerar tráfego no seu site, engajamento com a publicação, receber mensagens pelo WhatsApp, Direct ou se o seu objetivo é vender um produto ou serviço através de uma página de vendas.
2 – Definição de público
Aqui vamos definir qual o público que você deseja atingir; se é homem, mulher, qual a faixa etária, classe social, interesses e muitos outros detalhes da sua Persona.
Vamos definir qual a região que você deseja atingir o seu público; se é um bairro, uma cidade, um estado ou até mesmo um raio de km ao redor do seu negócio.
Definiremos também, quais redes sociais você irá querer veicular o seu panfleto digital; Facebook ou Instagram.
3 – Criação da arte e aprovação
Aqui você define a arte do panfleto digital; ele pode ter vários formatos, pois irá aparecer no feed, nos stories e até mesmo em artigos e vídeos da sua Persona.
Será gerado um link com as prévias do seu panfleto digital nos mais diversos formatos disponíveis para que você possa aprovar.
Depois disso, o seu panfleto digital é veiculado nas redes sociais escolhidas conforme o perfil da sua Persona.
4 – Geração de relatório
Sua campanha é veiculada nas redes sociais por 7 dias. Sua propaganda aparece para sua Persona enquanto ela está navegando nas redes sociais.
Ao término dos 7 dias um relatório completo é gerado, com todas as métricas de objetivos, total de pessoas alcançadas e muitos outros detalhes. Legal não é mesmo? Mas será que tudo isso trará resultados para o seu negócio? Veremos!
A panfletagem digital traz resultados?
A panfletagem digital traz resultados se feita de forma estratégica. Por exemplo: digamos que você está inaugurando uma pizzaria no bairro da Mooca em São Paulo. Você irá deixar de fazer sua panfletagem tradicional contendo o cardápio com os sabores das pizzas? Claro que não! Você deve continuar panfletando da forma tradicional.
Porém, para garantir que o seu público, ou melhor, sua Persona saiba que está sendo inaugurada uma nova pizzaria no seu bairro, você pode fazer a panfletagem virtual com a seguinte chamada; “Você morador da Mooca, não perca a grande inauguração da Pizzaria da Nona, dê um Print na tela e receba 50% de desconto na primeira pizza”. Acesse nosso cardápio agora mesmo!
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