Em uma semana de trabalho, no final de dezembro de 2023, a Coden Ambiental de Nova Odessa promoveu a implantação de rede coletora de esgoto na Estrada Municipal Eduardo Karklis, num trecho remanescente entre a avenida Rodolfo Kivitz e a subestação de energia da CPFL. A ação da empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico na cidade começou no dia 18/12 e transcorreu sem incidentes.

Custeadas com recursos próprios da Coden na ordem de R$ 95 mil, as obras incluíram o assentamento de 550 metros lineares de tubos de PVC de 150 milímetros de diâmetro, mais 14 ligações de esgoto para os imóveis situados na região beneficiada.

A obra era uma antiga reivindicação dos moradores das chácaras que ficam logo à frente da avenida Eduardo Karklis e que, até então, dependiam de fossas sépticas. “Com um serviço de esgotamento sanitário mais eficiente e seguro, essas famílias ganham mais qualidade de vida e também terão seu imóvel mais valorizado no mercado”, afirmou na ocasião o diretor Técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho.

BOSQUE DOS EUCALIPTOS

Recentemente, a Coden Ambiental também anunciou a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto no bairro de chácaras Bosque dos Eucaliptos, com capacidade de coleta de até 46,8 metros cúbicos de resíduos sólidos por hora. A nova Elevatória atende a uma reivindicação antiga de aproximadamente 300 moradores, de 61 chácaras.

Além de um poço de sucção, que serve para armazenar o esgoto coletado, a obra também inclui uma casa de bombas, com motores que impulsionarão os efluentes para uma tubulação de recalque em tubos PEAD 160mm, com 1.046 metros de extensão, que depois de instalada se ligará a um poço de visita já existente na Avenida Brasil, de onde então o material coletado seguirá de forma gravitacional até sua destinação final, que é a ETE Quilombo.

REFERÊNCIA

Nova Odessa é considerada uma referência em Saneamento Básico. Atualmente, 96% da população é atendida por uma rede de esgoto com mais de 279 Km de extensão, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado.

Inaugurada no final de 2012, a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo opera atualmente com 4 reatores Biopaq Ubox, de tecnologia holandesa, para o tratamento de até 110 litros de resíduos por segundo, resultando numa capacidade estimada para atender 80 mil habitantes – um número bastante superior à população de Nova Odessa, que totaliza aproximadamente 61 mil pessoas.