Americana registra 24 casos de Covid-19

Entre os dias 20 e 27 de abril, a Vigilância Epidemiológica de Americana registrou 24 novos casos de Covid-19, sendo 20 após a realização de teste rápido (12 recuperados e 8 em isolamento) e 4 após PCR (2 recuperados e 2 em isolamento).

Quadro geral:

O quadro geral da Covid-19 em Americana é o seguinte: 49.859 casos positivos, 1.019 óbitos, 10 em isolamento domiciliar e 48.830 recuperados. Além disso, o município contabiliza agora 108.075 casos que eram considerados suspeitos, mas que já foram descartados pelo resultado de exame negativo.

Telemedicina ganha força no SUS pós pandemia

Covid. Americana tem melhor semana da história

Ocupação geral de leitos:

Nesta sexta-feira (28), a taxa geral de ocupação de leitos para Covid-19 município é zero para leitos com respiradores (de 18 no total, nenhum ocupado) e zero para leitos sem respiradores (de 25 no total, nenhum ocupado).

 

Gualter Amado pede informações sobre atuação do secretário de saúde de Americana

 

O vereador Gualter Amado (Republicanos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento pedindo informações a respeito da atuação do secretário municipal de saúde de Americana.

 

No requerimento, o parlamentar destaca a importância do envolvimento da secretaria de Saúde no momento em que o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, a UPA São José e a UNACON passam por um processo de transição da gestão, que passou a ser compartilhada com a Organização Social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.

 

Gualter relata no documento que, após ouvir relatos de que a presença do secretário municipal de Saúde tem sido questionada nos últimos meses, verificou-se que o atual secretário exerce atividades no Centro Universitário de Adamantina como professor e coordenador. “Ainda que seja permitida a acumulação de vínculos empregatícios, sabemos que a secretaria de saúde é a pasta de maior importância da Administração, com um orçamento estimado em R$ 325.332.274,00, para o próximo exercício”, menciona o vereador. “É de extrema importância que seu gestor esteja apto, comprometido e presente, por essas razões, estamos preocupados e questionando, pois esta universidade se encontra em uma cidade que fica a 500 quilômetros de Americana”, conclui.

 

Gualter questiona qual o entendimento jurídico da Administração, levando em conta os princípios da moralidade e da eficiência na prestação do serviço público. Diante do apontado, pergunta se existem acúmulo de cargo com obrigatoriedade de cumprimento de carga horária de outros secretários municipais e solicita relatórios de viagem dos veículos da prefeitura para a cidade de Adamantina. Questiona, ainda, se será tomada alguma providência diante do que foi relatado.

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento