Do total de dívidas negativadas em abril, 39,7% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias pelas empresas inadimplentes

Leia + notícias de Economia, emprego e mercado

Do total de dívidas que foram negativadas em abril, 39,7% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência, conforme aponta o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Na visão por valores, as contas inadimplentes entre R$ 500 e R$ 1.000 registraram a maior porcentagem de pagamentos (43,8%). Veja, a seguir, o levantamento completo:

“A recuperação de crédito atingiu o menor índice do ano até agora, em decorrência de uma combinação de fatores econômicos. Primeiramente, a alta taxa de juros vigente, que tem dificultado o acesso ao crédito, tornando os empréstimos mais caros e menos atrativos para as empresas. Além disso, a inflação corrói o poder de compra e aumenta os custos operacionais, pressionando ainda mais as margens de lucro das empresas. Outro ponto a considerar é a incerteza econômica global, que tem levado muitas empresas a adotarem uma postura mais cautelosa em relação a novos investimentos e expansões”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian também analisa o tempo de vencimento dos débitos e seu percentual de pagamentos. Nessa visão, 49,0% das contas pagas tinham 30 dias de atraso. Em seguida, as dívidas com 60 dias (41,4%) foram as mais contempladas, depois as com 90 dias (23,8%), 1 ano (15,1%), 180 dias (12,2%) e, por fim, aquelas com mais de 1 ano de vencimento (9,5%).

O setor das dívidas inadimplentes que mais recebeu pagamentos foi o de “Outros” (45,5%), composto por credores que atuam na indústria, agronegócio e terceiro setor. Já o segmento com o menor percentual de pagamentos foi o de “Telefonia” (15,7%). Veja, no gráfico a seguir, a análise completa por segmentos:

Piauí registrou o maior percentual de pagamentos de contas negativadas

As empresas do Piauí sanaram 65,3% dos débitos negativados em abril em até 60 dias do vencimento, ocupando o primeiro lugar do ranking nacional. A Paraíba veio em seguida (58,2%) e depois Tocantins (55,8%). Veja o levantamento de todos os estados no gráfico abaixo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Solução Serasa Experian para Recuperação de dívidas 

Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui. 

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP