A guerra em Israel tem pelo menos um brasileiro
desaparecido e centenas isolados sem poder deixar o país.
Terroristas do grupo Hamas lançaram neste sábado (07/10) uma grande ofensiva que pegou de surpresa as forças de segurança hebraicos. A série de ataques coordenados a partir da Faixa de Gaza – enclave habitado por palestinos – incluiu incursão de homens armados em território israelense, lançamento de foguetes contra grandes cidades de Israel e sequestros de civis e militares.
Brasileiro que estava em rave está desaparecido após invasão do Hamas em a Tel Aviv. Amigos procuram pelo gaúcho Ranani Glazer, mas ainda não conseguiram retorno.
“Invadiram o local onde ele estava escondido no abrigo e não sabemos mais dele”, informou uma amiga que pediu para não deixar seu nome público.
Dezenas de civis judeus foram mortos indiscriminadamente na ofensiva do Hamas, que chegou a tomar comunidades hebraicas próximas da Faixa de Gaza. Há registro de centenas de feridos. Vídeos mostram que os homens do Hamas tomaram vários judeus como reféns.
Após os ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que seu país se encontra em guerra. “Estamos em guerra e venceremos”, disse.
Leia + notícias de Economia, emprego e mercado
O comandante militar do Hamas, Mohammad Deif, por sua vez, fez um apelo aos palestinos de todo o mundo para lutarem. “Este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação do planeta.”
As forças de Israel também lançaram ataques aéreos contra Gaza. Segundo autoridades palestinas, mais de uma centena de pessoas morreram nos bombardeios retaliatórios.
- Número de judeus mortos chega a 250. Mais de 1.400 ficaram feridos
- Terroristas do Hamas tomaram reféns hebraicos, entre civis e militares. Número segue desconhecido
- Ataques retaliatórios de Israel em Gaza deixaram mais de 200 mortos, segundo autoridades de saúde palestinas
- Homens armados do Hamas chegaram a tomar comunidades israelenses nas proximidades de Gaza. No início da noite, Israel afirmou que já havia recuperado controle da maioria das áreas.
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP