Hélio Silva aprova projeto ‘Grau de Moto’ em Sumaré
os vereadores de Sumaré aprovaram o Projeto de Lei nº 175/2023, que reconhece o Wheeling e demais manobras com motocicletas como prática esportiva no município. A proposta, apresentada pelo presidente da Casa, vereador Hélio Silva (Cidadania), recebeu 18 votos favoráveis em plenário e segue para a sanção do Executivo.
O PL ressalta que a modalidade esportiva somente poderá ser praticada em local apropriado e devidamente autorizado para a exibição de shows ou competições, observada a legislação vigente. “Popularmente conhecida como ‘grau’, a prática em via pública é tipificada como infração de trânsito gravíssima, e assim deve permanecer, pois praticada sem as devidas cautelas, coloca em risco a vida de quem pratica e de terceiros”, esclarece o parlamentar.
LEIA+ Sobre a política regional
De acordo com a propositura, poderão ser autorizados para a prática de Wheeling espaços públicos ou privados, com autorização prévia pelos órgãos fiscalizadores. Poderão ser realizados nesses locais treinos, eventos, competições e demais encontros, com o intuito de difundir a cultura e incentivar a prática segura das manobras realizadas em motocicleta.
Para Hélio, “o reconhecimento como modalidade esportiva e a prática em locais apropriados proporcionará maior segurança para os praticantes e para o público, além de viabilizar a organização de eventos e campeonatos, mobilizando recursos financeiros de patrocinadores e turismo esportivo. Outro ponto importante a ser destacado, é que sem o reconhecimento da modalidade como prática esportiva, os esportistas não conseguem se profissionalizar, não recebem reconhecimento e nem incentivos para sua formação na categoria. Há casos conhecidos de esportistas que deixaram o Brasil para viabilizar sua prática profissional em outros países, onde o esporte está regulamentado”, completa.
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP