O prefeito Leitinho Schooder foi pedir prédios do IZ

Ele reuniu-se na quinta-feira (15/06) com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, e com o secretário executivo da pasta, Marcos Renato Böttcher. O encontro na capital foi mediado pelo deputado estadual Marcos Damasio e serviu para atualizar o status dos pedidos de cessão de prédios do IZ (Instituto de Zootecnia) para o Município, negociados desde 2021 pela atual gestão municipal.

Entre os dois pleitos mais importantes, estão a cessão de áreas para um projeto social de equoterapia para crianças especiais e, também, para a construção de um novo canil e gatil para animais domésticos abandonados na cidade. “As áreas serão utilizadas por duas ONGs que desenvolvem um trabalho com amplo reconhecimento social nas suas respectivas áreas de atuação, sendo a Aequotam e a AAANO”, lembrou Leitinho.

Estiveram presentes na reunião o coordenador da APTA, Carlos Nabil, o vereador novaodessense Professor Antonio Teixeira, além dos secretários de Desenvolvimento Econômico e de Educação de Nova Odessa, Rafael Brocchi e José Jorge Teixeira.

Leia+ Juçara envia nota ao NM sobre ‘time Bill’

“A equoterapia tem diversas aplicações e traz inúmeros benefícios, que vai da atividade educacional à saúde. Por este motivo estamos fazendo esta parceria com a Aequotam, através dos esforços do vereador Professor Antônio. Esperamos em breve avançar com este projeto para que toda a população de Nova Odessa possa se beneficiar”, completou o prefeito logo após a reunião – agradecendo a mediação do deputado Marcos Damasio e a parceria com o Governo do Estado.

DEBATES

No encontro, as autoridades debateram ainda o potencial do cenário da cadeia hortifrutigranjeira do estado de São Paulo e sobre a isenção de ICMS sobre os produtos de mandioquinha e de alho-poró. Junqueira, ressaltou a importância do setor para a balança comercial e que dará continuidade à solicitação com o departamento responsável.

Leitinho reforça pedido por prédios do IZ

O secretário Junqueira destacou ainda ações realizadas pela Secretaria que contribuem fortemente para o agro paulista como a conectividade e o FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista). Outra pauta levantada sobre a regulamentação do setor da cadeia produtiva do cogumelo e a equiparação para o comércio interno de fertilizantes.

reunião sobre projetos prioritários da RMC

O prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder (o Leitinho) participou na manhã desta sexta-feira (16/06) da reunião técnica sobre Planejamento, Habitação e Meio Ambiente promovida pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com foco nos projetos estratégicos da região. Na pauta, temas como a evolução da construção do futuro PDUH (Plano Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitacional) 2040 da RMC.

O encontro aconteceu na CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) do Jardim Chapadão, e contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco, do subsecretário José Police Neto e do presidente do Conselho, o prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis.

Além do prefeito novaodessense, estavam presentes as secretárias municipais de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Miriam Lara Netto, e de Meio Ambiente, Aryhane Massita, além do diretor municipal de Habitação, Diego Feitoza, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Wilians Vanag.

Entre outros pleitos, os representantes de Nova Odessa apontaram para o secretário Marcelo Cardinale Branco a necessidade de viabilização de uma ligação do sistema viário municipal com a Rodovia dos Bandeirantes, através de uma ligação não-pavimentada existente hoje – uma estrada vicinal para a área rural de Sumaré, que passa sob a rodovia. A cidade também pediu a liberação de novos projetos habitacionais via CDHU (Companhia Estadual de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

MACULOSA

Durante o encontro, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, propôs a criação de um comitê técnico com as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas para enfrentamento da febre maculosa. A proposta de criação do comitê foi aceita por todos os prefeitos da RMC, que contará com a participação, também, da Secretaria de Saúde do Estado.

Saadi, que é médico, destacou a importância de trabalhar em conjunto com as 20 cidades porque a região toda é endêmica, ou seja, tem a presença da bactéria Rickettsia, causadora da febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, há mais de 20 anos. Nova Odessa segue sem casos suspeitos ou confirmados de febre maculosa em 2023.

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento