A solidariedade falou alto e Nova Odessa arrecadou, em 2015, 477 bolsas de sangue durante a campanha de doação realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Lions Clube e o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A última edição do ano do evento aconteceu no último sábado e teve participação de 56 doadores.
“Esta é uma campanha importantíssima e ficamos felizes com o resultado. Através dela ajudamos a repor o estoque de sangue do Hemocentro, que sempre atende Nova Odessa em suas necessidades”, afirmou o secretário do Lions Club, Jonas Jacob Chiaradia.
O número arrecadado em 2015 supera a média registrada em 2014, quando cerca de 420 bolsas de sangue foram arrecadadas. O secretário afirmou, no entanto que, embora o número seja maior, ainda está aquém do esperado. “Se considerarmos a população de Nova Odessa, tivemos uma arrecadação que representou quase 1% da população. A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica um percentual de 3% a 4%”, continuou.
Chiaradia afirmou que em 2016 a campanha será intensificada. “Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, então é um número alto de pessoas que atingimos. Apenas este ano foram 1,9 mil pessoas salvas e tenho certeza que no próximo ano serão mais”, disse. “Sabemos que muitas pessoas de nova Odessa são doadoras em outras cidades, mas temos consciência também que nosso município tem potencial para arrecadar mais”, afirmou.
Segundo ele, a edição de 2016 da campanha já está confirmada e terá início no dia 06 de fevereiro. A Campanha de Doação de Sangue é realizada a cada dois meses na cidade no Ambulatório de Especialidades Médicas, ao lado do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia e da Prefeitura.