Na primeira sessão do ano, cada estudante também trouxe indicações que foram lidas, aprovadas e serão encaminhadas ao prefeito; próxima sessão será dia 26 de junho
Na manhã desta quinta-feira, 28, foi realizada a primeira sessão da 23ª legislatura do programa Vereadores Estudantes na Câmara Municipal de Nova Odessa.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
Participam do projeto as 12 escolas municipais de Educação Básica. Cada escola elegeu um vereador estudante titular e um suplente.
Nesta primeira sessão, os vereadores estudantes titulares elegeram os membros da mesa diretora (presidência, 1ª Secretaria e 2ª Secretaria).
Para a presidência, foi eleita a vereadora estudante Lorena de Moura Novaes, da EMEB Dante Gazetta
Para o cargo de 1ª secretária, foi eleita a vereadora estudante Ana Julia de Oliveira Alborguete, da EMEB Paulo Azenha;
Para o cargo de 2º secretário, foi eleito o vereador estudante Bernardo Oliveira de Almeida Pires, da EMEB Salime Abdo.

Depois de eleita a Mesa Diretora, cada vereador estudante presente teve a oportunidade de usar a palavra para apresentar suas indicações, que foram discutidas e aprovadas.
Debate em Nova Odessa
Os temas mais abordados foram: a realização de manutenção nas escolas, seja das salas de aula ou dos parquinhos; melhorias no entorno das unidades; além de internet melhor e mais estável.
As indicações aprovadas, após cada sessão, são encaminhadas ao Poder Executivo. “As crianças têm uma visão da cidade diferente de nós, adultos. Elas têm outras preocupações e trazem demandas interessantes. É muito importante e significativo que a Prefeitura analise, atenda, na medida do possível, e responda as indicações dos estudantes”, pondera o diretor Geral da Câmara Municipal de Nova Odessa, Lucas Camargo.
Infelizmente, devido a problemas no transporte da Secretaria Municipal da Educação, a EMEB Alzira Ferreira Delegá não compareceu à primeira sessão. Entretanto, a ausência não prejudica nem a escola e nem os alunos, que poderão apresentar suas indicações na próxima sessão, prevista para o dia 25 de junho.
O programa foi instituído em Nova Odessa em 1999 e tem como objetivo estimular a conscientização das crianças da rede municipal sobre o conceito e a prática das atividades políticas e de cidadania. Durante seus “mandatos”, os estudantes eleitos farão uma sessão por mês.

Leia + sobre política regional