A grande motivação para o Palmeiras no Campeonato Paulista deste ano é a busca pelo Tetra inédito. Será a 1a vez neste século que um time vence 4 vezes em sequência o estadual mais concorrido do país.
Um dos mais tradicionais estaduais do Brasil, um campeonato antiquíssimo e muito valorizado pelos times.
Organizado desde 1902, o Paulistão é a competição de futebol mais antiga do Brasil a ainda existir. Foi onde craques do nível de Pelé, Rivellino, Sócrates, Ademir da Guia e tantos outros fizeram história antes de o Brasileirão se estabelecer como é hoje.
A história do Paulistão se confunde, claro, com a história dos quatro grandes do estado.
Juntos, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo detém 80 dos 123 títulos disputados na história.
Essa hegemonia, diga-se, não parece ter hora para acabar.
O formato do Paulistão é um pouco estranho, mas justifica-se: foi pensado para tentar assegurar que os grandes se enfrentem no mata-mata. São quatro grupos de quatro times cada, e cada um enfrenta todos os adversários dos outros grupos, mas não dos próprios.
Leia + Sobre todos os Esportes
Ao final da primeira fase, os dois melhores de cada grupo avançam, enquanto que os dois piores na classificação geral (contando o desempenho de todos) são rebaixados.
A seguir, começa a fase de mata-mata, com jogos únicos nas quartas e semifinais, definidos pela campanha dos times. Na grande final, enfim, são dos jogos, e o melhor time no placar agregado é sagrado campeão.
Falando em melhores times, vejamos agora os favoritos do Campeonato Paulista. Falaremos dos quatro grandes, claro, mas não só deles – afinal, o Paulistão tem 16 equipes sonhando com o caneco.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO DO WHATSAPP