O Procon-SP está com uma consulta aberta em seu site oficial,

convidando o consumidor para responder a algumas questões relacionadas ao tema. O objetivo de identificar a percepção do consumidor e a ocorrência de episódios com produtos falsificados.

“O objetivo é colher informações sobre a intensidade com que o problema vem acontecendo, identificar qual setor da economia é mais vulnerável à pirataria e quais ações o consumidor adota quando se depara ao receber um produto falsificado”, explica Marcus Vinícius Pujol, diretor da EPDC — Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP.

Veja e responda a pesquisa aqui.

O questionário contém perguntas simples e diretas, como se o consumidor já recebeu um produto falsificado, como se deu conta de que não se tratava de um item original, se causou danos; como combater a comercialização deste tipo de produto, além de informações sobre faixa etária, escolaridade etc.

Procon faz pesquisa pra ver aceitação de produtos piratas

 

Detran-SP já capacitou mais de 400 multiplicadores para uso do Sistema Eletrônico de Informação

Após anunciar adesão ao SEI! (Sistema Eletrônico de Informações), o Detran-SP já conseguiu capacitar mais de 400 multiplicadores da plataforma em sua equipe interna, confirmando-se como a autarquia pioneira na adoção do novo sistema. O SEI! é a ferramenta digital que será utilizada em todo o Governo Estadual para a gestão de documentos e processos, em substituição ao SP Sem Papel, garantindo aos servidores maior produtividade em termos de tramitação, transparência e gestão de documentos administrativos.

Com o objetivo de que a transição para o novo sistema siga de forma tranquila e eficiente, 426 servidores foram capacitados para a utilização plena do sistema de forma presencial, em sala reservada para o treinamento no Palácio dos Bandeirantes. Durante a manhã desta terça-feira (16 de maio) ocorreu uma nova etapa de treinamento de uso da plataforma, com a participação de 18 representantes das superintendências regionais do Detran-SP e de dez diretorias setoriais, na sede da autarquia.

Não paguei IPVA 23 e fui parado na blitz

A partir do SEI, o Detran-SP passará a prestar um serviço mais eficiente e ágil para a população, por conta da segurança do sistema e da digitalização dos processos de vários serviços, trazendo, assim, benefícios tanto para os cidadãos quanto para o funcionamento do serviço público. As principais vantagens do novo sistema são a eficiência de processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais; a variedade de formatos e tamanhos de documentos compatíveis; e a tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades.

Na segunda etapa, os multiplicadores vão somar aos seus quadros e difundir as informações de uso do SEI!, contando com suporte da equipe de implementação para tirar dúvidas e continuar a ambientação à nova ferramenta.

Sobre o Detran-SP

 

O Detran-SP trabalha incessantemente para a prevenção de acidentes e preservação de vidas, tendo como meta a organização de um trânsito mais seguro e harmônico entre todos os modais. O Órgão, que passa por uma reestruturação, está comprometido com a busca constante da excelência de serviços aos cidadãos, a partir dos valores de integridade e transparência em seus processos. Atualmente, adota progressivamente a transformação digital para impactar positivamente na qualidade de vida dos paulistas, facilitando o atendimento às demandas cotidianas da população. Cerca de 93% dos atendimentos feitos nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são digitais.

 

Maior órgão executivo de trânsito do País, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota do Brasil, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o Estado. Todos os meses, emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). São mais de 136 mil documentos emitidos por dia, em média.

 

Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento