As Câmaras da Região devem seguir com baixa representação da ‘bancada negra’. Nas cidades de Americana e Santa Bárbara nenhum vereador adotou pautas da minoria nos últimos 4 anos.

Em Nova Odessa, o vereador Oséias ‘Aurinho’ é o único negro com assento. Ele é sobrinho do finado ex-vereador Áureo, que foi mais longevo parlamentar da história da cidade.

Região deve seguir com baixa representação negra nas Câmaras

Leia + sobre política regional

Sumaré sempre teve maior número de vereadores negros, mas com legislaturas que também não se pautaram pela inclusão.

ELEIÇÕES, TSE E CÂMARAS

A Comissão de Promoção de Igualdade Racial no âmbito da Justiça Eleitoral atuará em prol da equidade racial e de gênero nas Eleições Municipais de 2024. O plano de trabalho do Colegiado – que completa dois anos e a partir deste ano tem como coordenadora institucional Edilene Lôbo, primeira ministra negra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – foi definido em reunião do grupo nesta quinta-feira (21), na sede da Corte, em Brasília.

A ministra ressalta que a data do encontro, o primeiro comandado por ela, coincidiu de forma intencional com o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Segundo ela, as resoluções aprovadas pelo TSE para o pleito municipal deste ano incorporaram contribuições da Comissão e serão foco do trabalho do grupo.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP