Se em janeiro ele era invencível e o homem estava eleito, o Projeto Franco 2026 tem envelhecido mal. Seja por sua presença ‘afastar’ vereadores e assessores de eventos da prefeitura seja por seu partido ter 3 vereadores querendo sair a federal, o que houve foi a perda de fôlego e a dúvida brotar no meio político.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

Os dois grandes eventos da prefeitura deste mês apresentaram forte perda de expressão do projeto. No lançamento do roteiro gastronômico todos os vereadores do PL (partido que comanda o governo) faltaram- com baixa presença geral. E esta semana foram apenas 5 vereadores no lançamento do superdrone da Gama. Sinais claros de incômodo.

Projeto Franco enfrenta crise e perde força em Americana

O que incomoda vereadores e assessores é o fato de irem aos evento ‘fazerem palco’ para o filho do prefeito mostrar força e unidade de seu projeto pessoal.

VEREADORES CANDIDATOS A FEDERAL– Dos 5 vereadores do PL em Americana, três trabalham para serem candidatos a deputado federal no ano que vem. E o governo Chico Sardelli (PL) se aproximou do vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste Felipe Sanches (Republicanos) para ser ele a dobrada oficial de Franco.

O problema para o projeto Franco é que qualquer vereador que saia (em maior grau) e a dobrada com FS (em menor grau) diminuem o arco de alianças necessário para que o jovem tenha votos fora de Americana (e vai precisar).

Projeto Franco a perigo?

Ainda é muito cedo para se dizer que o projeto subiu no telhado, como era ainda mais cedo em janeiro afirmar que ele ‘já estava eleito’. Seu grande guru político Jesuel de Freitas aprendeu muito a fazer (e ganhar) campanhas. E não se empolga como fazem os amigos fiéis. O tempo (e as pedras) ainda vai rolar e é favorável ao projeto.

Mas os sinais de alerta foram dados por vereadores e assessores.

Leia + sobre  política regional