Pessoal da educação recebe formação sobre “Lei Lucas” em Nova Odessa

Cidades, Destaque,

Pessoal da educação recebe formação sobre “Lei Lucas” em Nova Odessa

14 de outubro de 2023

Diretores, coordenadores, pessoal de apoio e professores da Rede Municipal de Educação mantida pela Prefeitura de Nova Odessa recebem atualmente uma formação sobre a “Lei Lucas” – a Lei Federal nº 13.722/2018, que determina que professores e funcionários de escolas públicas e privadas de Ensino Infantil e Básico sejam capacitados em primeiros socorros. A capacitação vem sendo ministrada pelo bombeiro educador Vinícius José Navarro, cabo do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar instalado recentemente em Nova Odessa.

Segundo a diretora de Ensino Fundamental da Rede Municipal, Denile Tupynambá Marin, as formações estão sendo gradativas, até abrangerem todas as 26 unidades da Rede Municipal e os cerca de 700 profissionais que atuam no atendimento a mais 5,3 mil alunos.

LEIA TAMBÉM: ONG resgata 6 animais em situação de maus-tratos e casal é preso

“Iniciamos com os professores e coordenadores do Ensino Fundamental, nos dias 02 e 03 de outubro, na EMEFEI Paulo Azenha. Dando continuidade, nos dias 09 e 10/10, ministramos a capacitação também para esse público durante o HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo)”, explicou.

“Nos dias 09 e 10/10, tivemos também um momento de formação para diretores e funcionários das 26 escolas da Rede, e posteriormente seguiremos a formação para todas as educadoras de creches e professores das pré-escolas, bem como coordenadores da Educação Infantil”, acrescentou Denile.

Segundo a diretora do Ensino Fundamental 1 no Município, “a importância dessa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação é que, seguindo a legislação, qualquer profissional passa a ter condições mínimas de ajudar outra pessoa que se encontre em perigo de vida, prestando os primeiros socorros e a assistência inicial, podendo assim efetivamente salvar uma vida”.

Completando cinco anos neste mês de outubro, a Lei Federal nº 13.722/2018, mais conhecida como “Lei Lucas”, foi criada em função de um incidente que ocorreu com Lucas Begalli, de dez anos, que perdeu a vida em um passeio escolar por asfixia mecânica. Segundo sua família, que fez campanha pela implantação da regra no país, a fatalidade poderia ter sido evitada se as pessoas responsáveis pelo evento tivessem algum preparo em primeiros socorros.

lei-lucas-nova-odessa

Pessoal da educação recebe formação sobre “Lei Lucas” em Nova Odessa

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP                

Gostou? Compartilhe!