O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste segue no combate às perdas hídricas com a detecção de vazamentos não visíveis por método acústico de geofonamento. A medida possibilita a identificação do local exato do vazamento de água na rede pública e seu reparo antes mesmo de se tornar aparente, contribuindo assim com as diversas ações de redução de perdas que a Autarquia realiza no município.
A investigação do DAE de um possível vazamento de água desconhecido se dá pela prática da escuta de ruídos no subsolo, nas ruas e calçadas, e nas instalações hidráulicas de entrada da água dos imóveis, nos hidrômetros. São usados durante a ação instrumentos conhecidos por Geofones, que são capazes de captar as vibrações geradas pelo líquido pressurizado que vaza na tubulação rompida da rede subterrânea.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil encerra “Operação Estiagem” em SB
Após o trabalho de identificar o vazamento no modo não destrutivo, ou seja, sem a necessidade de escavar o local para se confirmar a ruptura na tubulação, o operador de Geofone aponta a origem do vazamento à equipe de manutenção em redes de água que, imediatamente, entra com os procedimentos de reparo da tubulação no ponto exato do desperdício de água. O serviço segue por todos os bairros do município.
![dae-sbo-vazamentos](https://storage.googleapis.com/novomomento-images/2023/10/2fb2e0fb-dae-sbo-vazamentos-300x214.jpg)
DAE investiga vazamentos ocultos para reduzir perdas em Santa Bárbara
PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP