Oposição vai rachada na eleição em SBO?
Antes unida tendo como ponto central a presidência da Câmara com Paulo Monaro (MDB) à frente, a oposição ao governo Rafael Piovezan (MDB) parece ter rachado nessa metade de ano. E dois nomes devem medir forças (e votos) em 2024. A princípio, os objetivos serão diferentes. Mas só a princípio.
O vereador Eliel Miranda (PSD) é muito bem visto pelo seu partido e precisaria de mais de 20 mil a 30 mil votos para ter uma cadeira na Câmara dos Deputados ou Assembleia Legislativa. Como foi muito mal votado em SB (cerca de 3 mil votos) mas no total passou dos 50 mil com a pauta das Guardas Municipais, ele precisaria buscar aumentar a votação na cidade. E a campanha para prefeito pode alavancar seu nome.
Mas é óbvio que ele não entraria na disputa de 2024 com esse olhar lá pra 2026. A vontade mesmo é entrar para ser o nome alternativo a Piovezan.
Santa Bárbara: referência em Qualidade de Vida, por R Piovezan
Já Dr José (PSB) viria pra sua segunda disputa a prefeito depois de ter perdido por pouco mais de 700 votos em um universo de 120 mil eleitores. Com mais de 20 mil votos para deputado estadual em 2022, ele mostrou fôlego, mas perdeu boa parte do grupo que ‘se fechou’ com ele em 2020. O time que o abandonou se aproximou de Eliel, alguns até por questão/afinidade partidária. O ex-tucano corre risco de sair menor em 2024 e perder ainda mais capital político, mas é ainda muito mais popular que Eliel na cidade.
Com a perda do antigo grupo, Dr José tende a atrair tanto descontentes com o ‘grupão’ de Eliel quanto da base do prefeito Piovezan. Ainda são poucos os que se aproximam. E o antigo grupão também trabalhar para evitar o movimento de manada em favor do médico.
Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento